top of page

ATLETISMO

 

 

 

HISTÓRIA

 

A história do atletismo começa há quase três mil anos atrás. É a forma mais antiga de competição organizada, tratando-se de uma mistura de várias modalidades, que engloba corridas, saltos e lançamentos. Antigamente, estas capacidades físicas, eram ensinadas e valorizadas na arte da guerra e na caça.

 

As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos.

 

Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.

 

Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o primeiro encontro nacional em Londres (1866) e o primeiro encontro amador celebrado nos Estados Unidos em pista coberta (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América.

 

Em 1896 iniciaram-se em Atenas os 1ºs Jogos Olímpicos da Era Moderna, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo à escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.

 

Na definição moderna, o atletismo é um desporto com provas de pista (corridas, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo), corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha), provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais), e marcha atlética. Considerado o desporto base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos.

 

As corridas de velocidade e de estafetas são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.

A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195 m.

 

Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o “desporto base”. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades desportivas.

Por exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquetebol ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica lançamentos. Por isso, um jogador de futebol, basquetebol ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.

 

A história do atletismo é muito bonita, pois inicia-se com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antiguidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.

O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI", que significa "Competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc. – o que se chamou de espírito agonístico. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter desportivo.

 

 

PISTA DE ATLETISMO

 

 

A pista oficial de atletismo é constituída de duas

retas e duas curvas, conhecidas como meia lua.

Oito pistas, cada uma com 1,22 metros cada, são

os caminhos dos quais os atletas devem correr.

A largura total da pista é de no mínimo 10 metros.

A pista mais interna e mais curta possui 400 m de

distância e a externa é mais longa e possui 449 m. 

 

No interior da pista existem espaços e locais específicos

para a realização das restantes provas, nomeadamente,

os saltos e lançamentos.

 

 

AS DISCIPLINAS

 

Entre corridas, saltos, lançamentos e provas combinadas,

o atletismo é composto por mais de 20 disciplinas.

 

- Corridas - São, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.

As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão de 100, 200 e os 400 metros inclusive; meio fundo (800 metros e 1 500 metros); e longa distância ou de fundo (3 000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. Organizam-se ainda corridas de cross country ou um "corta-mato" de campo e de montanha.

Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saem para a corrida em uma posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.

 

As Corridas podem ser divididas em:

          - Corrida de pista - É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros;

          - Corrida com obstáculos - Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100 (feminino), 110 (masculino) e 400 m barreiras e existe ainda a prova de 3000 metros obstáculos. As barreiras para os homens encontram-se a uma altura de 1,06 metros, e para as mulheres a 84 centímetros, nas provas de 110 metros e 100 metros respetivamente. Na prova de 400 metros para os homens as barreiras encontram-se a 91.44 centímetros, e para as mulheres a 76.20 centímetros. Os atletas partem com o apoio dos blocos de partida, realizando toda a prova nos corredores individuais transpondo os obstáculos (barreiras) até ao final da prova;

          - Corrida de Meio Fundo  - Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas pistas. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.

          - Corrida de Fundo - Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.

          - Corrida de estafetas - São disputadas por equipas. Cada equipa possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto, e podem ser de 100 ou 400 m. São as duas únicas disciplinas do atletismo, em que os atletas constituem uma equipa de quatro atletas, com o objectivo de percorrerem um percurso individual passando o testemunho entre si, o atleta do primeiro percurso passa ao do segundo, o do segundo ao terceiro, e assim sucessivamente até os quatro atletas terem completado os seus percursos individuais, ganha a prova a equipa que complete primeiro os quatro percursos.

O testemunho é um tubo oco por dentro, normalmente feito em metal e é extremamente leve pesa apenas 50g, é este tubo que é transportado pelos atletas durante os quatro percursos.

          - Maratona - É uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42, 195 Km (aceitando-se uma diferença de +- 42m).

          - Marcha Será talvez a disciplina do atletismo menos valorizada, mas não deixa de ser muito exigente, os atletas executam uma progressão mais lenta que na corrida, é feita passo a passo. Os atletas têm que manter sempre um dos pés em contacto com o solo, e a perna que está em contacto não pode estar fletida. Na realidade é uma das disciplinas mais duras e difíceis do atletismo. As provas são 20 km femininos e 20 e 50 km masculinos.

 

 

- Saltos - As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balanço, objetivando maior distância no salto.

 

          - Salto em altura (salto vertical) -No salto em altura, os atletas fazem uma corrida em círculo até ao colchão, fazendo a chamada com um só pé, transpondo uma fasquia que se encontra suportada por dois postes um de cada lado do colchão, não podendo derrubar a mesma sob pena de ver o seu salto anulado. Os atletas transpõem a fasquia de costas, usando a técnica de FOSBURY FLOP, mas anteriormente praticavam uma técnica que foi usada durante muitos anos - ROLAMENTO VENTRAL, que consistia em passar a fasquia de frente com o peito e não de costas, ou mesmo a técnica de TESOURA.

          - Salto com Vara (salto vertical) - Os atletas começam por fazer uma corrida de aproximação ao colchão num corredor individual, chegando ao colchão colocam a vara num pequeno encaixe, a vara dobra propulsionando-os para cima transpondo uma fasquia também suspensa por dois postes, nas extremidades do colchão como no salto em altura, não podem derrubar a fasquia sob pena de o salto ser anulado.

 

          - Salto em Comprimento (salto horiziontal) No salto em comprimento os atletas fazem a corrida de balanço inicial no corredor individual para o efeito, sendo que a chamada é feita numa tábua de chamada terminando o salto na caixa de areia. A tábua tem uma parte de plasticina  que delimita a zona de chamada dos atletas, os que pisarem a plasticina vêm o seu salto anulado pelo juiz de chamada da prova, e a saída da caixa de areia tem que ser feita em frente até  ao fim da caixa e nunca pelo lado.

          - Triplo Salto (salto horiziontal) - No triplo salto a fase inicial é igual à do salto em comprimento até à chamada. Contudo, nesta disciplina da tábua de chamada até a areia, ainda tem um corredor em tartã com sensivelmente 12 metros, onde os atletas têm que que fazer a chamada (op e step) para concluir o salto para a areia. A saída da caixa  é feita também em frente até ao fim da mesma e não pelo lado.

 

- Lançamentos - Os lançamentos são executados dentro de áreas limitadas, são círculos demarcados no solo para o lançamento de peso, de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é que é contada a distância dos lançamentos. Normalmente as competições envolvem várias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas. As provas de lançamento são normalmente praticadas no espaço interior à pista das corridas.

A origem desta atividade é irlandesa, pois nos jogos Tailteanos, no início da Era de Cristo, os celtas disputavam uma prova de arremesso de pedra que pelas descrições se assemelhavam à prova atual. Aliás, é interessante notar que na Península Ibérica, nas províncias onde ainda se encontram concentrações humanas etnicamente celtas, Galiza na Espanha e Trás-os-Montes em Portugal, ainda se disputa uma competição chamada de “Arremesso do Calhau”, que se assemelha ao nosso moderno Lançamento do Peso. De qualquer forma, a codificação da prova, tal como ela é hoje, é totalmente britânica, inclusive o peso do engenho no lançamento do peso para o género masculino, 7,256 kg, correspondente a 16 libras inglesas, que era precisamente o que pesavam os projéteis dos famosos canhões britânicos do início do século XIX. As massas dos objetos arremessados são variáveis, de acordo com o género do competidor. Em geral, os lançamentos são feitos no interior das pistas de corrida. Os vencedores, obviamente, são os competidores que conseguirem fazer os respetivos objetos alcançarem a maior distância.

          - Lançamento do Peso - No lançamento do peso os atletas lançam o peso dentro do chamado círculo de lançamento. Este tem uma zona mais elevada que se chama “ antepara “, é a zona limite para os lançadores efetuarem os seus lançamentos. Estes não podem passar a “antepara“ caso o façam o seu lançamento é automaticamente nulo. O lançamento é efetuado para um campo relvado no centro da pista oval.

          - Lançamento do Disco e do Martelo - Os lançamentos do martelo e do disco, são praticamente iguais ao lançamento do peso, também efetuados dentro do círculo de lançamento, também têm a “antepara“, mas tem a particularidade de ter uma rede à volta do círculo para proteger as pessoas que estão perto, caso o lançamento seja mal efetuado e não saia na direção correta.

          - Lançamento do Dardo - No lançamento do dardo, os atletas fazem uma corrida de balanço e de aproximação à zona delimitada para o lançamento, num corredor individual que tem uma linha marcada que não pode ser tocada ou ultrapassada, tendo o lançamento que ser feito antes dessa zona limite, caso os atletas toquem ou ultrapassem a linha o seu lançamento é nulo.

 

- Provas Combinadas - Heptatlo para as mulheres, Decatlo para os homens. O Heptatlo, é composto por um conjunto de 7 provas, que se realizam em 2 dias. Às atletas são atribuídos pontos mediante os resultados obtidos nas 7 provas individuais, ou seja, as atletas têm que ter bons resultados individuais para obter o maior numero de pontos possíveis. No final da competição ganha a atleta que tiver somado o maior número de pontos no conjunto dos dois dias de competição. O objetivo das provas combinadas é coroar o atleta mais completo nas várias disciplinas.

No primeiro dia de competição realizam-se os 100 m barreiras, salto em altura, lançamento do peso e os 200 metrosNo segundo dia são feitas as provas de salto em comprimento, lançamento do dardo e para finalizar os 800 metros.

O Decatlo para os homens é igual ao Heptatlo, só que acrescentam-se mais três provas. O objetivo é o mesmo, obter bons resultados individuais para somar o maior número de pontos possíveis. Ganha a competição quem tiver o maior número de pontos no conjunto final das dez provas.

No primeiro dia de competição as provas são: 100m, salto em comprimento, lançamento do peso, salto em altura, e os 400 metros.

Nosegundo dia são: 110m barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e os 1500m.

 

 

bottom of page