top of page

CORPO HUMANO

 

Com o passar dos séculos, o entendimento sobre o corpo humano foi sendo ampliado, até mesmo porque, ele sempre foi objeto de estudo e curiosidade, desde a pré-história. Várias áreas do conhecimento começaram a incorporá-lo em suas pesquisas e representações.

 

Na história da arte, os gregos e romanos, por exemplo, consideravam o corpo como um ideal de beleza e perfeição, esculpiam estátuas e desenhavam quadros que representassem o homem como centro do universo.

 

Já na Idade Média, a Igreja Católica considerava profano e banal, assim como era relacionado ao pecado e seu estudo desprezado. No Renascimento, artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo, quebraram esse paradigma e iniciaram uma revalorização do corpo humano. Eles se aprofundaram não somente nas pinturas da figura humana, mas nos estudos da anatomia.

 

Com os movimentos sociais e as transformações originárias da globalização, novas culturas e conceções do corpo humano foram implantadas na sociedade advindas de produtos culturais como as novelas, os filmes, produtos de beleza, cirurgias plásticas, próteses de silicone, etc., na busca do corpo perfeito. A medida que o tempo avança, novas descobertas sobre o corpo humano e suas mudanças são realizadas.

Sistemas do Corpo Humano

 

O corpo humano é constituído por diversas partes que dependem umas das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

 

Há milhões de anos que o corpo humano vem evoluindo para se adaptar ao ambiente. O nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia umas com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

É formado pelos ossos do esqueleto humano e é responsável por garantir a proteção, a sustentação e a locomoção do corpo, além de produzir células sanguíneas, acumular as células de gordura e realizar o armazenamento de sais minerais, íons e minerais.

 

 

É formado pelo tubo digestivo composto pela boca, esôfago, faringe, estômago, intestino grosso e intestino delgado. É responsável pela ingestão, digestão, absorção e evacuação dos alimentos.

 

 

É formado principalmente pelo nariz, os pulmões, a laringe, a faringe, a traqueia e o diafragma. São responsáveis pelo processo de respiração das células.

 

 

É formado pelos músculos do corpo e é responsável por garantir a movimentação e contração, ajudar no fluxo sanguíneo e a manter a temperatura corporal.

 

 

É formado pelo coração, sangue e pelos vasos capilares e é responsável por levar o oxigénio e os nutrientes até à células.

 

 

É formado pelos rins, ureteres, pelves renais, bexiga e vias uriníferas. A função do sistema é filtrar as substâncias mais importantes para o organismo e fazer o equilíbrio do volume de água.

 

 

É composto por várias glândulas e órgãos e ajuda na produção de hormonas que afetam as funções do organismo e interagem com o sistema nervoso.

 

 

 

O seu principal órgão é o cérebro e ele é responsável por regular as diferentes atividades do corpo humano.

 

 

No homem, é formado pelos testículos, pénis, uretra, canais deferentes, epidídimo; na mulher, é formado pelo ovário, tubas uterinas, útero, vulva e vagina. A principal função desse sistema é garantir a reprodução da vida humana.

 

 

É formado pelos vasos linfáticos, linfa e órgãos como o baço, os linfonódos, o timo e as tonsilas palatinas. Esse sistema trabalha na produção de células de imunidade, remove os fluidos produzidos pelos tecidos corporais e realiza a absorção dos ácidos graxos, afim de levá-los para o sistema circulatório.

 

bottom of page