top of page

BASQUETEBOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA

 

A história do Basquetebol tem praticamente origem com o aparecimento do homem na terra. A sua sobrevivência resultou dos meios que dispunha: a caça e a pesca. Mas para o conseguir o homem teve de correr, nadar e arremessar. Estes devem ter sido os primeiros exercícios físicos de natureza individual, que através dos tempos se foram desenvolvendo e aperfeiçoando até chegarem às formas coletivas, surgindo como uma forma de preparação na defesa das comunidades. A partir deste momento terão aparecido os jogos (Albano, 1978).

 

Estudos realizados sobre os costumes dos índios norte-americanos revelaram que os Mayas (séc. VII a.C.) jogavam um jogo parecido com o basquetebol, o “Pok-ta-pok”. O campo de jogo, tinha a limitá-lo paredes que nos topos dispunham de uma argola de pedra colocada na posição vertical a determinada altura do solo. O jogo consistia em fazer passar através dessas argolas um objeto com a forma de uma bola.

Também o “Tchalatchli” Azteca apresentava alguns aspectos parecidos com o basquetebol (Adelino, 1994).

 

Foi, no entanto, nos Estados Unidos, no Instituto Técnico de Springfield, que em 1891 surgiu o Basquetebol. Situada numa zona muito fria, Springfield, encontra-se coberta a maior parte do ano por gelo e neve, tendo a prática dos desportos ao ar livre restrita a um curto período de verão. Com o objetivo de ultrapassar esse inconveniente, e porque notava que os alunos do seu Instituto sentiam pouca predisposição para os trabalhos de ginásio, o diretor da secção de Educação Física deste estabelecimento Dr. Luther Halsey Gulick, recomendou aos seus colaboradores que tomassem uma providência para solucionar o problema.O novo desporto a ser criado deveria servir para um grande número de alunos, constituir um exercício completo, atraente e com a capacidade de se adaptar a qualquer espaço.

 

Coube ao Dr. James A. Naismith, professor da cadeira de Anatomia do Internacional “Young Men’s Christian Association College” (YMCA), depois de grandes estudos, solucionar o problema.

 

Depois de uma pesquisa sobre diversos jogos,  Naismith chegou às seguintes conclusões:

- Para um novo jogo, a bola deveria ser grande e leve, de modo a que não pudesse ser escondida pelos jogadores;

- O jogo deveria ser praticado durante o Inverno, entre o Futebol Americano e o Basebol;

- Deveria ser um jogo de espírito coletivo e de grande poder emocional, mas evitando simultaneamente a violência;

- O jogo deveria ser de inspiração puramente americana, isto é, corresponder ao espírito de livre iniciativa (influenciado pela personalidade do homem da época do “pioneirismo”).

 

Os cinco princípios que implantaram um primeiro regulamento de jogo que, de alguma forma permitiu a criação de condições para o desenvolvimento da modalidade, foram os seguintes:

1 - A bola só podia ser jogada com as mãos;

2 - Os jogadores podiam apoderar-se da bola em qualquer momento;

3 - Não era permitido correr com a bola nas mãos;

4 - As equipas jogam juntas no espaço de jogo, mas os contactos entre os jogadores eram proibidos;

5 - O alvo deveria estar na horizontal sobre um plano elevado (deveria ser de pequena dimensão para privilegiar a precisão em detrimento da força e da potência).

 

A evolução das regras fez-se em função dos progressos técnicos dos próprios jogadores, dos treinadores, da melhoria do material e também através de uma melhoria da forma de transmitir o espetáculo. No entanto, esta evolução preservou e respeitou os cinco princípios fundamentais estabelecidos por James A. Naismith.

 

O primeiro jogo, em Dezembro de 1891, no Springfield College nos Estados Unidos, foi um êxito. Este, tendo sido arbitrado pelo seu próprio inventor, foi disputado com nove homens de cada lado, com o objetivo de marcação de pontos através do arremesso da bola sobre um cesto de pêssegos, colocados um de cada lado do campo a uma altura de três metros.

Um aluno, Frank Mahan, propôs ao Professor James Naismith, o nome de “Basketball”, pelo facto de ser jogado com cestos e bola; tendo obtido a sua concordância.

 

No ano de 1892 foram publicadas as treze primeiras regras do jogo. Este, conheceu imediatamente um grande sucesso nos Estados Unidos e a maior parte das Universidades começou a aderir à sua prática. Mais tarde invadiu a Europa e os outros Continentes.

 

A prática do basquetebol na Europa iniciou-se em 1893 quando os soldados americanos em passagem por Paris fizeram uma demonstração deste jogo. Os raros espetadores presentes na rua de Trévise descobriram os valores desportivos e morais deste jogo de bola.

 

Pierre de Coubertin, o renovador dos Jogos Olímpicos, conquistado por este desporto, aceitou que em St. Louis (1904) o basquetebol se tornasse desporto de demonstração (ao mesmo tempo saiu publicado o primeiro livrete de técnicas do jogo).

 

Muitas outras regras foram implantadas no basquetebol posteriormente, como por exemplo: a participação obrigatória de cronometristas na equipa de arbitragem; o aparecimento do lance livre executado pelo jogador que recebe a falta no ato do lançamento; a retirada da rede de proteção em redor do campo; a dispensa da bola ao ar no centro do campo após cada cesto, sendo esta reposta em jogo no fundo do campo. Desta maneira, o desporto foi sendo aperfeiçoado e conquistou um maior número de adeptos para a sua prática.

 

Os encontros internacionais que opunham as várias Universidades eram constantemente organizados. A vaga do basquetebol estendeu-se rapidamente tornando-se necessária a sua universalização no sentido de unificar as regras com o objetivo de todos os países se poderem defrontar.

Apesar desta rápida expansão do jogo, só em 18 de Julho de 1932 é fundada a F.I.B.A. no 1º Congresso Internacional de Basquetebol realizado em Genebra.

 

A F.I.B.A. impôs a pouco e pouco a sua identidade. Em 1935 organizou em Genebra os primeiros campeonatos da Europa de basquetebol. O seu reconhecimento traduziu-se por uma admissão do Basquetebol  nos Jogos  Olímpicos de Berlim  de  1936.

 

 

O BASQUETEBOL EM PORTUGAL

 

O basquetebol foi introduzido em Portugal no ano de 1913 por Rodolfo Horney, professor de Educação Física , de nacionalidade suiça, que exerceu a sua atividade em Lisboa durante 12 anos.

 

O ensino do basquetebol começou a ser dirigido em Lisboa pelo professor Horney aos frequentadores do ginásio da Associação Cristã da Mocidade (ACM), O Triângulo Vermelho Portugues, como era vulgarmente conhecido. Ao professor Horney sucederia Henry Brandt, pelo que o trabalho encetado não viria a ser interrompido. São as delegações desta Associação que a partir de 1921 fomentam o lançamento do basquetebol em Coimbra e no Porto.

 

Em Coimbra, a divulgação do Jogo foi iniciada pelo secretário William Stallings que substituiu em 1917 o fundador da Associação Cristã dos Estudantes de Coimbra, Nyron Clark, passando este a exercer o mesmo cargo na ACM do Porto onde implantou a modalidade.

 

O primeiro campeonato de basquetebol de que temos conhecimento, que se realizou em portugal, disputou-se no ano de 1921, entre as várias unidades que se agrupavam no campo Entrincheirado de Lisboa e que se dedicavam com entusiasmo á pratica do jogo. A iniciativa deveu-se á Comissão Central de Educação Física do Exército. As meias-finais e final  desse campeonato foram jogadas em 4 de Junho de 1921, em Paço d'Arcos, local da sede daquela Comissão. Coube à ACE de Coimbra, em 1922, a organização pela primeira vez de uma prova que viria a constituir, a nível regional, a primeira organização de Basquetebol em Portugal. Foram intervenientes as equipas da ACM do Porto, de Coimbra e de Lisboa.

 

Com a fundação, em 1927, das Associações de Lisboa e de Coimbra, (que, com início em 1928, fizeram disputar os seus campeonatos regionais) e da Federação Poruguesa de Basquetebol, com sede no Porto, o cariz da modalidade modifica-se totalmente para melhor. O projeto de organização da Federação Portuguesa de Basquetebol foi liderado pela Associação Cristã da Mocidade, no Porto, que reuniu na sua sede os delegados de vários clubes tendo sido decidido que a localização da sede da Federação seria rotativa, situando-se na época de 1924-1925 em Coimbra.

 

No Congresso da Federação, realizado em 20 de Dezembro de 1930, a Associação de Basquetebol de Lisboa propõe a transferencia da sede da Fderação, instalada no Porto desde a sua fundação, para Lisboa. Esta proposta, feita, segundo os nortenhos em termos contundentes, origina nova cisão entre a Federação e a Associação de basquetebol de Lisboa, que duraria cerca de 4 anos.

 

À oposição do Norte reagem os do Sul com a criação de um organismo com funções semelhantes às da Federação, que denominaram de Liga Portuguesa de Basquetebol e cuja sede ficou localizada em Lisboa.

 

É neste estado de tensão que, em 1933, a Federação e a Liga fazem disputar, ambas pela primeira vez, a sua prova mais representativa, o Campeonato de Portugal. Daqui resultou a existência de dois campeões igualmente designados apesar da falta de legalidade internacional da Liga de Clubes. Na prova federativa, o vencedor foi o Sport Clube Conimbricense, o campeão com propriedade; no torneio da Liga o galardão pertenceu ao Campolide Atletico Clube, o rei sem trono, como ouvimos dizer algures ao jornalista Alves Teixeira.

 

Em 1934 Lisboa vê finalmente realizado o seu propósito, a transferência para Lisboa da sede da Federação,  que desde a sua fundação em 1927, se encontrava instalada no Porto. Esta resolução foi aprovada graças à intervenção da Confederação Portuguesa dos Desportos, em  Congresso realizado em 14 de Julho de 1934. A Federação prestigiou-se, a Liga extinguiu-se.

 

Apontamento retirado de "Historia do Basquetebol em Portugal", por Albano Fernandes.

bottom of page