Saúde, condicionamento e equilíbrio físico e mental
EDUCAÇÃO FÍSICA
Quais as vantagens do Teste de Bioimpedância (BIA)
É um exame não invasivo e totalmente indolor, que permite estimar os compartimentos da massa corporal magra e de gordura corporal, quando executada por sistemas bem calibrados e em condições adequadas.
Qual a importância de se avaliar a composição corporal?
- Identificar os riscos de saúde associados aos diferentes níveis das componentes corporais, nomeadamente da gordura corporal.
- Monitorizar as modificações na composição corporal.
- Definir e promover e peso corporal ideal.
- Avaliar o efeito dos planos de nutrição e os programas de atividade física.
Como funciona a Bioimpedância?
A análise da Impedância Bioelétrica (BIA) é um método de quantificação da composição corporal que consiste na passagem de uma leve corrente elétrica pelo corpo. Uma vez que a água é considerada como o único componente do nosso corpo com condutividade elétrica, quando a corrente passa ao longo do corpo, a impedância da água pode ser medida.
Com este valor de impedância, o volume total de água do corpo é calculado seguindo fórmulas e um algoritmo adequados, conduzindo, por sua vez, ao cálculo da massa magra e da massa gorda.
Porque Devemos fazer o Exame da Bioimpedância:
A Bioimpedância fornece uma análise de composição corporal fácil que permite avaliar a condição do corpo. Avalia a composição corporal, medindo quantidade de água, massa muscular esquelética e a gordura nos 5 compartimentos, ou seja, braços, pernas ,e principalmente no abdomen. Tudo isto de maneira computadorizada, comparando os resultados com os padrões de normalidade estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS.
Como se processa a medição da Bioimpedância:
- Condutividade elétrica de baixa densidade;
- Água; excelente condutor de corrente elétrica;
- Quanto > quantidade de água < resistência < % gordura Quanto > gordura > resistência < água corporal.
Através da Bioimpedância podemos retirar conclusões acerca de:
- Peso
- Massa de músculo esquelético
- Massa de gordura corporal
- Água corporal total
- Massa livre de gordura
- IMC
- Percentual de gordura corporal
- Taxa de metabolismo basal
BIOIMPEDÂNCIA
A bioimpedância é um exame de fundamental importância no estudo da composição corporal.
Dados como peso e IMC (índice de massa corporal) são importantes, mas isolados não revelam detalhes valiosos da nossa composição corporal como a quantidade de gordura e músculos no nosso corpo, informações estas que são obtidas através da bioimpedância. Por exemplo, um paciente com peso dentro do ideal (de acordo com sua idade, sexo e altura) pode descobrir que é um "falso-magro" com a realização do exame, e só então poderemos tomar as medidas necessárias para o tratamento.
É um exame sofisticado e fundamental no acompanhamento de pessoas em regimes (para perda, ganho ou manutenção de peso) e em programas de exercícios, além de sua aplicação na avaliação nutricional de pacientes com doenças que afetam a estrutura corporal e a nutrição.
A composição corpórea de uma população normal e saudável é constituída por um equivalente de tecido adiposo de aproximadamente 10% a 15% do peso corporal total para o sexo masculino e 18% a 30% para o sexo feminino. Teoricamente, a porção restante da composição corporal que não é gordura, constitui a massa magra, composta de aproximadamente 75% a 85% do peso corporal.
A Bioimpedância Elétrica (Bioelectrical Impedance Analysis ou BIA) é um método moderno e considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal. Representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta freqüência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível. A impedância corporal é a resistência corporal a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade da mesma feita em Ohms.