top of page

CAPACIDADES FÍSICAS COORDENATIVAS

"Coordenação é a interacção harmoniosa e económica do sistema músculo-esquelético, do sistema nervoso e do sistema nervoso sensorial com o fim de produzir ações motoras precisas e equilibradas, importância em várias disciplinas científicas como a aprendizagem motora, o controlo motor e o desenvolvimento motor”, (Kiphard, 1976).

 

O mesmo autor refere que “a coordenação do movimento, de acordo com a idade, é a interação harmoniosa e, na medida do possível, económica, dos músculos, nervos e órgãos dos sentidos, com o fim de produzir ações cinéticas precisas e equilibradas e reacções rápidas e adaptadas à situação."

 

Na interpretação de Weineck (1986), a coordenação é “ a ação combinada do sistema nervoso central e da musculatura esquelética, objetivando uma sequência de movimentos”.

 

Hirtz (1986), define as capacidades coordenativas como uma classe das capacidades motoras que em conjunto com as capacidades condicionais e as habilidades motoras, permitem retirar rendimento do corpo, e que são determinadas na sua essência através de processos de condução nervosa.

 

Para Meinel e Schnabel (1987), a coordenação motora é a capacidade de harmonizar os processos na ação motora em relação ao objetivo que se pretende atingir. Os mesmos autores entendem que as capacidades coordenativas possibilitam ao atleta ”dominar, de forma segura e económica, ações motoras em situações previsíveis (estereótipos) e imprevisíveis (adaptação), como também aprender movimentos desportivos”.

 

Capacidade de Diferenciação Sensorial

 

É a capacidade de diferenciar as sensações extraídas dos objetos e dos processos através dos nossos órgãos dos sentidos, face a necessidade específica de uma atividade.

Quanto mais elevado e específico for o rendimento de um atleta, tanto mais diferenciadas devem ser as informações recolhidas pelos receptores. A qualidade da informação sensorial determina a qualidade da execução técnica, porque colabora com o controle e a regulação da ação motora.

 

 

Capacidade de Observação

 

Capacidade de perceber o desenvolvimento de um movimento próprio ou de outros, assim como os objetos imóveis, com base em critérios selecionados. Por causa do papel dominante das informações visuais na maioria dos esportes de equipe, esta capacidade é de grande importância. Ela é ainda decisiva na fase de aquisição no processo de aprendizagem do movimento, onde predominam as informações.

 

 

Capacidade de Representação

 

É a capacidade de mentalizar situações bem determinadas, processos de movimentos, objetos etc, com base nas informações disponíveis. Uma ação motora consciente e com um objetivo determinado pressupões sempre uma imagem do que se quer e como se quer fazer o movimento. É uma espécie de "projeto motor da ação" tentando reproduzir os valores ideais do movimento.

 

 

Capacidade de Antecipação

 

É a capacidade de prever o desenvolvimento e o resultado de uma ação motora ou de uma situação e, a partir desta, preparar a próxima ação. Ela garante segurança na solução de problemas motores. Porém, deve ser ressaltado que nem sempre uma capacidade de antecipação conduz a um comportamento motor adequado. Uma antecipação precipitada ou um retardo na antecipação podem conduzir a erros, como acontece por exemplo quando um jogador recebe uma finta. A capacidade de antecipação é particularmente importante quando existe a realização de movimentos velozes e as habilidades são do tipo "abertas", ou seja, imprevisíveis, como acontece nos esportes coletivos ou nos esportes de luta (judô, karatê, etc.).

 

Capacidade de Ritmo

 

Capacidade de articular o desenvolvimento de um movimento e de agrupar o desenvolvimento temporal e dinâmico que caracteriza o movimento. É também a capacidade de dar sustentação rítmica à ações motoras, isto é, organizar compromissos musculares de contração e descontração. Ainda faz parte desta capacidade saber adaptar-se a um ritmo estabelecido ou previamente mudado. O ritmo tem influência na emoção e na motivação. "Dar o ritmo" ou "marcar o tempo" serve como uma espécie de guia para o desenrolar do movimento.

 

Capacidade de Coordenação Motora

 

Capacidade de assegurar uma adequada combinação de movimentos que se desenvolvem ao mesmo tempo ou em sucessão. Ela permite ligar habilidades motoras como corrida e salto, impulso e lançamento, e nos movimentos de membros superiores e inferiores, como na natação, no saltos e etc. Permite que os movimentos sejam sincronizados e ajustados entre eles; suas ligações se fazem de maneira mais fluente.

 

 

Capacidade de Controle Motor

 

Capacidade de poder responder às exigências elevadas de precisão de movimentos do ponto de vista espacial, temporal e dinâmico. Ela é necessária para aprender ou realizar habilidades que requerem elevadas exigências de precisão motora. A capacidade de controle motor está fortemente ligada à capacidade de equilíbrio. Em muitos esportes estão prevista exigências de precisão espacial, temporal e dinâmica em seus regulamentos de competição.

 

 

Capacidade de Reação Motora

 

Capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos. Pode se distinguir a reação simples, a reação complexa e a reação de escolha. Ela é importante nos esportes onde o tempo entre o estímulo e a resposta motora deve ser o menor possível, como no tiro de partida. A reação motora complexa refere-se à situação exigida em toda sua complexidade. Além de uma reação rápida é ainda necessária uma resposta relativamente exata. Nas reações de escolha é importante o componente cognitivo da decisão. A reação rápida está associada a uma escolha apropriada entre várias possibilidades alternativas.

 

 

Capacidade de Expressão Motora

 

É a capacidade de criar os próprios movimentos segundo as leis da estética, do belo, criando uma expressão artística e provocando uma expressão estética. Em esportes como a ginástica olímpica, a GRD, a natação sincronizada, a patinação artística, a aeróbica de competição, o resultado do rendimento é, em parte, diretamente avaliado através do caráter de novidade de seus exercícios ou segundo os aspectos da harmonia do seu ritmo. É muito importante na dança, onde existem os elementos motores de comunicação.

bottom of page